terça-feira, 17 de abril de 2012

Outras contibuições - Depoimento de leitura

Luanna Moraes - Depoimento de leitura
Leitura  de imagens
Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma
alfabetização visual, que se expressa em várias designações, como leitura de imagens e compreensão
crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam
o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, assim como a própria definição do
professor ou professora que será responsável por esse conhecimento e seu referencial teórico.
as tecnologias disponíveis no mundo contemporâneo, que estão
redefinindo os conceitos de espaço, tempo, memória, produção e distribuição
do conhecimento, estamos em busca de uma outra epistemologia, e se
necessitamos de outro modo de pensamento, conseqüentemente necessitamos
também de outra visualidade.
A expressão leitura de imagens começou a circular na área de comunicação
e artes no final da década de 1970, com a explosão dos sistemas audiovisuais.
Essa tendência foi influenciada pelo formalismo, fundamentado na teoria da
Gestalt, e pela semiótica. Na psicologia da forma, a imagem constituia percepção,
já que toda experiência estética, seja de produção ou recepção, supõe um
processo perceptivo. A percepção é entendida aqui como uma elaboração ativa,
uma complexa experiência que transforma a informação recebida.
Inspirado em
John Dewey e Edmund Feldman, Ott utilizou o gerúndio (watching) para nomear
seu sistema de apreciação, para deixar claro que se tratava de um processo,
articulado em seis momentos:
• aquecendo (ou sensibilizando): o educador prepara o potencial de
percepção e de fruição do educando;
• descrevendo: o educador questiona sobre o que o educando vê, percebe;
• analisando: o educador apresenta aspectos conceituais da análise formal;
• interpretando: o educando expressa suas sensações, emoções e idéias,
oferece suas respostas pessoais à obra de arte;
• fundamentando: o educador oferece elementos da História da Arte,
amplia o conhecimento e não o convencimento do educando a respeito
do valor da obra;
• revelando: o educando revela através do fazer artístico o processo
vivenciado.
Assim, as habilidades
para a compreensão estética crescem cumulativamente à medida que o
leitor vai evoluindo ao longo dos estágios: narrativo, construtivo, classificativo,
interpretativo e recriativo.
Maria Emilia Sardelich

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